terça-feira, 27 de março de 2012

Qual a sua preocupação com a juventude?

A maior preocupação dos líderes espirituais na igreja hoje é, sem dúvida alguma, a juventude. A cada dia percebemos que muitos jovens levam uma vida muito semelhante aos que vivem sem Cristo. Eles frequentam os cultos, participam dos grupos de louvores, de coreografias, enchem ginásios para shows de cantores gospel, mas, no dia-a-dia, as suas vidas não causam impacto nas pessoas que convivem com eles. Muitos são meros assistentes de cultos; não se envolvem, não exercem ministério algum, são apenas frequentadores de igrejas, "expectadores”.

É comum ouvir pastores falarem de suas preocupações com os jovens que, após os cultos, saem para as baladas, rodadas de cerveja, etc. Sem falar no namoro que, na maioria dos casos, é uma relação marital. Dominados pelo “regime” da sensualidade, estes são presas fáceis para o vício do sexo. Vidas assim não conseguem ser produtivas no reino de Deus. O pecado os leva ao fracasso.

Diante desse quadro, temos que nos perguntar: em que erramos? O que fazer para salvar nossa juventude? O que estamos fazendo de errado em nossas igrejas, no trabalho com os jovens? Estas perguntas não são fáceis de serem respondidas e não há para elas respostas simples. É difícil encontrar outra resposta a não ser a de que nós temos pecado no trabalho com a juventude, pois não os atraímos para a Palavra de Deus, mas para o convívio da “igreja”.

Transformamos nossos cultos em verdadeiros shows, com danças, músicas atrativas, mas que não tocam a alma e que não conduzem a uma vida com Cristo (2 Co 5:17). Ao invés de levar-lhes à Palavra para serem transformados, transformamos a Palavra a fim de agradá-los.

É preciso que não estejamos satisfeitos com a mera participação deles nas atividades da igreja, eventos religiosos, retiros, pois a maioria deles não participam com o intuito de crescer espiritualmente, mas pelas diversões que, na maioria das vezes, ocupam o maior espaço de tempo nesses tipos de eventos (especialmente retiros).

Precisamos começar a ficar de joelhos, chorarmos e orarmos para que o Espirito Santo comece a operar na vida de nossa juventude, através da Palavra de Deus.
Em suma, precisamos pregar, ensinar e falar aos nossos jovens da importância de terem uma vida regenerada. E, quando isso acontecer, eles não serão cristãos nominais e não estarão na igreja por que o ambiente é bom ou por que a música os prende, mas por que tiveram uma experiência de conversão, nasceram de novo em Cristo. Então passarão a amar a Jesus e servir à igreja de verdade. Os jovens precisam ser discipulados, equipados, a fim de que não sejam levados por qualquer vento de doutrina, de filosofias. Os jovens que permanecem na igreja são aqueles que se dedicam à Palavra de Deus.

Pr. Reinério Dantas Campos Verdes

quarta-feira, 14 de março de 2012

8º Fórum de MIssões do Nordeste / Aracaju - SE

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracaju (Sergipe) hospedou, nos dias 7 a 10 de março, o 8º Fórum para secretários de missões do Nordeste. O evento teve como tema "Os caminhos da missão: espiritualidade, administração e desafios do mundo atual".
O culto de abertura do 8º fórum foi conduzido pelo presidente do fórum, o pastor Eduardo Leandro (Paraíba) e a mensagem foi proferida pelo pastor Anísio Nascimento, secretário nacional de missões (SENAMI), o qual desenvolveu o tema do fórum.
A manhã segundo dia do evento foi marcada por paslestras com os seguintes temas: "Comunidades Quilombolas" (palestrante: Edson Bispo [Duque Bacelar - MA]); "Pesquisas como ferramentas para a expansão da igreja no sertão nordestino" (palestrante: Luiz André [SEPAL]). Durante o período da tarde, o pastor Luiz André conduziu uma discussão sobre a viabilidade da realização das pesquisas na região sertaneja. As atividades do foram encerradas com a realização de um culto de celebração.
O terceiro dia foi iniciado com as palestras sobre as "Necessidades em tradução da Bíblia para alcançar as nações" (palestrante: José Carlos - presidente da missão ALEM) e a "experiênmcia da AD em Imperatriz (MA) na prática da evangelização indígena" (palestrante: missionário Francisco Ramos [Imperatriz - MA]). Pela tarde, os líderes de missões se encontraram para discutir sobre a viabilização de parcerias entre as secretarias de missões e criação do site oficial do fórum de missões.
A palestra proferida pelo pastor Virgínio de Carvalho Neto com o tema "Missões brasileiras em países de primeiro mundo" abriu as atividades matinais do quarto e último dia do evento. Pela noite, foi conduzido, pelo pastor Eduardo Leandro, um grande culto de encerramento.
O secretário de missões de Teresina (e do Piauí), pastor Reinério Dantas, participou do fórum efetivamente como secretário do mesmo produzindo as atas do evento. Esteve no fórum também o pastor Arlindo Melo, secretário adjunto de missões do Piauí.